Como Entrar em Contato Com o INSS

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2 anos ago

By admin

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Soluções financeiras

Precisa entrar em contato com o INSS? Assim como você, muitos têm sentido essa necessidade, principalmente nesses tempos de pandemia que temos vivido. A central de atendimento do INSS tem sido muito acionada nos últimos dias.

O telefone do INSS está ativo para quem quer que precise entrar em contato, seja um segurado ou não da previdência. Continue neste artigo para entender um pouco mais sobre o INSS e como entrar em contato.

Antes de mais nada, você sabe o que é INSS e qual o motivo dessas quatro letras serem tão faladas?

Afinal, com certeza você já viu essa sigla no holerite, em documentos que as empresas precisam enviar ao governo mensalmente, nos documentos de contribuição dos microempreendedores individuais… e se não viu, já ouviu!

Continue conosco para entender um pouco mais sobre o INSS e quando entrar em contato.

O que é INSS?

A sigla significa: Instituto Nacional de Seguro Social, que nada mais é do que um órgão público, incumbido de pagar aos segurados benefícios como a aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade entre outros.

O INSS foi fundado nos anos 90 através da união de dois outros órgãos (IAPAS e INPS). A função básica do INSS é assegurar que os direitos devidos aos segurados estão sendo aplicados corretamente.

Como entrar em contato com o INSS

É segurado do INSS todo cidadão que contribui com um valor mensal para a previdência, seja ele descontado na folha de pagamento ou através de pagamentos autônomos.

Basicamente, o INSS usa a mensalidade dos contribuintes sãos, para custear os “gastos” dos contribuintes impedidos de trabalhar, seja por um tempo, seja vitalício.

Por exemplo, quando seus pais atingirem uma certa idade, eles terão o direito de se aposentarem, quem pagará por essa aposentadoria será você e os trabalhadores ativos. Claro que, seus pais, contribuem mensalmente durante alguns anos para a aposentadoria de outros e assim sucessivamente.

Qual é o telefone do INSS?

O número da central de call center do INSS é o 135, que funciona de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília). Para dar todo suporte ao cidadão, o INSS conta com uma equipe treinada e capacitada, cujo objetivo maior, é sanar as dúvidas e instruir os cidadãos.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

A ligação para o 135 pode ser feita de qualquer aparelho telefônico, seja ele telefone fixo ou celular. Mesmo não sendo um 0800 a ligação é gratuita, então não consome créditos dos celulares.

Pessoas de fora do Brasil também conseguem ligar, porém, é necessário verificar as tarifas locais como ficarão.

Infelizmente o INSS não possui o recurso de retornar ao cidadão, portanto, caso a ligação caia, é necessário que haja uma nova tentativa.

O que é preciso informar no atendimento?

Bom, é claro que cada caso é um caso, mas para o atendimento inicial, ou seja, para que o atendente possa localizar o cidadão no sistema, é preciso que tenha em mãos algumas informações (ou documentos físicos), são eles:

  • Número do Benefício (NB) ou número de inscrição na Previdência Social; se tiver.
  • Número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador;

É de suma importância salientar que, independente da informação que o cidadão quiser, o INSS, em hipótese alguma solicitar senhas nem nenhum outro dado bancário do cidadão.

Também é importante ressaltar que, é muito raro o INSS faz contato com algum cidadão, somente em casos específicos e eles já possuem todos os dados de quem querem falar. Ressaltamos essa informação para evitar que os cidadãos caiam e golpes de criminosos que se passam por atendentes do INSS.

Protocolos de atendimento

O protocolo é uma sequência de números pelo qual a empresa (nesse caso, o órgão público) acompanha o histórico de cada atendimento, portanto, é muito importante anotá-lo, pois caso precise retornar a ligação com algum problema, esse número ajuda a não ter que contar repetidamente a história.

Mas e se o cidadão esquecer de anotar o protocolo? Sem drama, todos os protocolos criados pelas centrais de atendimento do INSS podem ser consultados pelo aplicativo ou pelo site MEU INSS. Basta clicar em “Agendamentos/Solicitações – Ir para Consultar Pedidos”.

É importante dizer que toda vez que o cidadão fizer uma nova ligação ou solicitação será gerado um novo número de protocolo. O mesmo acontecerá para benefícios, mesmo que tenham a mesma nomenclatura, cada benefício recebe um número de protocolo diferente.

Como entrar em contato com o INSS

Caso a ligação seja para resgate de um histórico de um pedido já em andamento, basta informar o número do protocolo daquela solicitação aberta antes. Em qualquer canal de atendimento do INSS, o número do protocolo será o mesmo para cada serviço já aberto.

Serviços mais comuns

Normalmente, o maior fluxo de ligações no 135 é para tirar dúvidas, mas os procedimentos abaixo também são solicitados em grande escala:

  • Agendamento de atendimento presencial nas agências;
  • Marcar, consultar ou remarcar perícias médicas;
  • Solicitar pedidos de prorrogação ou reconsideração de auxílio-doença;
  • Dúvidas de como ser um contribuinte autônomo;
  • Pedidos de revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • Saber sobre o andamento dos processos;
  • Confirmar data de pagamento de benefícios;
  • Dúvidas e informações gerais sobre os serviços do INSS;
  • Fazer alguma reclamação, elogio ou denúncias.

Para os que querem evitar os tempos de espera ao telefone, há possibilidade de fazer todos os serviços descritos acima através do app Meu INSS ou diretamente pelo site, através de chat ou e-mail.

O cadastro é gratuito e feito na hora pelo próprio cidadão, basta responder algumas perguntas sobre você como meio de confirmação de identidade.

Todos, absolutamente todos os serviços oferecidos pelo INSS são gratuitos e todos podem ser consultados ou solicitados a qualquer dia e horário, apenas ligações são limitadas, os outros canais estarão sempre disponíveis.

Principais dúvidas em relação ao atendimento telefônico do INSS

Colocamos abaixo três, das dúvidas mais comuns sobre o atendimento feito por telefone:

O INSS tem um telefone 0800?

Não tem. Antigamente o telefone do INSS era um 0800 (0800 728 0191), porém esse número foi desativado. Hoje, o único número pelo qual o cidadão consegue falar com o INSS é o 135, lembrando que a ligação não tem nenhuma tarifa mesmo quando feita de um celular.

O INSS atende pelo WhatsApp?

Não. O único canal de atendimento via voz para atendimento ao público do INSS, é o 135.

Preciso falar no Meu INSS, qual é o telefone?

O 135 é a central de atendimento para o INSS e Meu INSS. A diferença é que o Meu INSS é um meio de atendimento digital criado pelo INSS.

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