Requerimento do INSS: veja o que é e como fazer o pedido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Abordagem consultiva
nos siga
Posts recentes

2 anos ago

By admin

inscreva-se

receba em primeira mão os principais artigos e noticias financeiras de nosso blog!

Soluções financeiras

Requerimento do INSS: o que é e como fazer seu pedido online

Quando você precisar realizar um pedido a uma agência do INSS, sem ter que estar presente basta fazer a abertura de um requerimento. Ela pode ser feita pelo próprio segurado, ou mesmo se está sendo avaliado. Esse recurso transita primeiro pela abertura e análise da necessidade.

Resumindo instala-se um processo administrativo, para aprovar a autorização ou não da solicitação. Assim, a conclusão do requerimento, dependerá da opinião definitiva do servidor do INSS, em conformidade com vários critérios.

Entenda o que é, como proceder e consultar essa solicitação pela internet (online) sem a necessidade de sair de casa.

O que é o requerimento do INSS? Em quais casos usá-lo?

É presumido pelas regras normativas do INSS, essas solicitações são recursos onde os requerentes se direcionam à instituição autorizada, e solicitam seu direito garantido ou a liberação de algum benefício.

Pelo Decreto n.º 84.414/80, quando se trata da Administração Federal diretamente às suas autarquias, é impedida a abertura de solicitação para aprovação dos seguintes processos:

  • férias;
  • ajuda de custo;
  • gratificação adicional por tempo de serviço;
  • auxílio-doença;
  • revalidação de despacho concessório de licenças especiais.
  • cancelamento de cotas de salário-família;

A autorização inclina-se a ser feita automaticamente, para os benefícios acima citados, através do ofício ou da utilização realização de procedimentos simplificados.

Um ponto de vista sobre o pedido de requisição do INSS é a hipótese de acelerar as análises, que reduz o tempo de aguardar a aprovação da aposentadoria. 

Um ponto de vista positivo em relação ao pedido de requerimento do INSS, é a oportunidade, por exemplo, de agilizar as análises que reduzirá o tempo de espera para aprovação da aposentadoria.

Pode ser que em alguns casos, é provável que ocorra a exigência de uma nova intimação, para se cumprir as exigências.

Abrindo um requerimento no INSS

Para iniciar uma solicitação no INSS, o interessado deverá acessar o aplicativo ou site Meu INSS, ou poderá ainda ir a uma dos postos de atendimento da Previdência Social. Destacamos que o atendimento online, além de ser muito mais rápido também é mais seguro. Segue abaixo o passo a passo de como realizar esse pedido.

Meu INSS

O segurado precisará se cadastrar no banco de dados do Meu INSS, tanto para a versão mobile como para o site, ao acessar o sistema pela primeira vez. Para realização do cadastro, é tudo simples e o novo login tem validade para acessar, todas as plataformas de serviços digitais do Governo Federal. A partir do cadastro é só acessar o site “Meu INSS”  logando pela conta “gov.br”.

Clique aqui par acessar e fazer o cadastro em: https://meu.inss.gov.br/#/login?redirectUrl=/

Na próxima tela, é só escolher a opção clicando no ícone: “Novo Pedido”.

Escolha e clique em “Novo Requerimento”, procure pelo serviço que necessita e selecione o qual quer ser atendido.

Para ajudar na busca, é só clicar e digitar e no campo pesquisar, uma palavra-chave está relacionada com o assunto que você deseja.

Se quiser e achar melhor é só você repetir esse passo a passo através do aplicativo Meu INSS, que está a disposição no Google Play e na App Store.

Posto de Atendimento do INSS

A solicitação pode também ser feita pessoalmente em um posto do INSS, mas o atendimento necessita ser agendado previamente.O segurado ou cidadão deverá, no entanto, agendar o serviço pela própria plataforma “Meu INSS” da mesma maneira,  ou poderá também ligar no telefone 135.

Dica: o atendimento presencial poderá levar mais tempo, porque há volume muito alto de demanda. Por esse motivo, o serviço online é mais indicado.

Como posso consultar o requerimento online?

Pode ser uma tarefa desnecessária ou sacrificante ir até uma agência da Previdência Social. Por esse motivo o órgão disponibilizou pela internet, canais de atendimento para consulta do andamento de sua solicitação de forma simples e rápida, para isso é só fazer o login novamente no Meu INSS e seguir a mesma sequência anterior. 

Para cada agendamento ou pedido, será gerado um número de protocolo que também poderá ser acompanhado ou alterado, online. Se quiser, essa consulta também ser feita por telefone. É só  ligar para a central de atendimento, no 135 para informações e  tirar suas dúvidas.

Tipos de requerimentos mais solicitados no INSS

Basicamente há cinco requerimentos habituais e mais usuais:

  • Alterações cadastrais;
  • Revisão dos benefícios previdenciários;
  • Pedidos de aposentadoria;
  • Cadastro de procurações.
  • Liberação do benefício novo para empréstimos

Lembrete: de forma virtual além destes, há outros serviços disponíveis de forma gratuita pelo INSS. Compreenda cada um dos requerimentos do INSS.

Alterações cadastrais

Há a garantia do direito, aos serviços de atualização dos dados pessoais, para todo cidadão cadastrado no INSS como: nome e data de nascimento. Além disso, todo segurado pode inserir mais informações, alterar e até mesmo encerrar seu registro.

As solicitações de revisão dos valores, são considerados como correção de benefícios já enviados e não como alteração de contato ou dados cadastrais. O suporte pode ser feito virtualmente, sem a necessidade de atendimento presencial, nos dois casos, isso se não houver o dever de comprovação adicional.

Revisão de benefícios

Para beneficiários que querem contestar alguma decisão do órgão, em relação à concessão de benefícios, há o recurso de requerimento de revisão do INSS, e deve ser solicitado se for a necessidade.

Se em 10 anos, o segurado não questionar os parâmetros utilizados nesse período, esse direito de correção será extinto, o prazo inicia a partir do primeiro dia após o recebimento ou após ter consciência, sobre a resposta definitiva das solicitações negadas.

Pedidos de aposentadoria

Para que a aposentadoria dos seus contribuintes ocorram, a Previdência oferece algumas possibilidades. Pode ocorrer conforme o histórico profissional ou classificação, há a possibilidade de optar por tempo de contribuição, pela idade ou ainda por validez.

Razões como idade, sexo, tempo de contribuição e conforme garantias da atividade profissional, poderão mexer nas regras, ou seja, alteram a definição do valor ou condições básicas das modalidades.

Cadastro ou renovação da procuração

Conforme a necessidade pode ser feita uma procuração pública ou particular, para aposentados e pensionistas do INSS. É um recurso com uma alternativa bem útil, para titulares quem possuem: limitação na mobilidade, risco de contágio, alguma doença que possa incapacitar a presença ou ação. 

Na impossibilidade do segurado estar presente, o mesmo poderá delegar a alguém de sua confiança, a responsabilidade em responder o exigido pela previdência social como, por exemplo, a prova de vida.

Bloqueio/Desbloqueio do benefício para empréstimo

O titular da aposentadoria ou pensionista necessitará fazer a solicitação de desbloqueio da operação, para contratar o empréstimo consignado, isso porque quando o benefício já fica bloqueado (é uma segurança a mais, para o segurado), onde o desbloqueio é feito após o prazo definido por lei, e quando o titular fizer a solicitação.

Esse desbloqueio só poderá ser feito a partir de 30 dias, contados à partir da data de Concessão do Benefício, por um requerimento junto ao INSS.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *