Como funciona o cartão de crédito virtual?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Abordagem consultiva
nos siga
Posts recentes

2 anos ago

By admin

inscreva-se

receba em primeira mão os principais artigos e noticias financeiras de nosso blog!

Soluções financeiras

O que é um cartão de crédito virtual e como você o usa?

Usar um cartão de crédito virtual — ou número de conta virtual — é muito fácil e manterá sua conta bancária e crédito super seguros.

Substituir um cartão de crédito clonado pode trazer sérios aborrecimentos, e muitas vezes parece que não há nada que você possa ter feito para evitá-lo. As violações de segurança acontecem regularmente, portanto, quando uma empresa com a qual você fez negócios é invadida (“rackeada”), pode colocar seu crédito e suas finanças em risco. 

Insira cartões de crédito virtuais. Um cartão de crédito virtual é um cartão de crédito digital, projetado para uso de um dia que mascara os números de um cartão de crédito real. Quando você usa um cartão virtual, o varejista só pode acessar e armazenar as informações do cartão temporário, que protege as informações reais da sua conta, em caso de violação de dados. 

Os cartões virtuais adicionam uma camada adicional de segurança às suas transações online. A maioria dos emissores de cartões agora oferece aos titulares de cartões a opção de gerar cartões virtuais, e eles são aceitos por qualquer comerciante on-line que aceite pagamentos com cartão de crédito. 

O que é um cartão virtual?

A maneira mais fácil de pensar em um cartão de crédito virtual, pode ser simplesmente imaginar seu cartão de crédito sem sua forma física, reduzido a um número de conta principal de 16 dígitos. Você provavelmente já foi solicitado a ler o número do seu cartão pelo telefone ou digitá-lo ao fazer compras online, então você já tem uma ideia de como isso funciona. 

A diferença de um cartão virtual, porém, é que ele não possui as mesmas limitações de segurança de um cartão físico. Os cartões virtuais podem gerar um número de cartão exclusivo, para cada transação que você fizer, protegendo o número real da sua conta. 

Eles são geralmente destinados para uso único, portanto, mesmo que uma empresa onde você tenha feito negócios seja vítima de uma violação de dados e seu número de cartão, seja recuperado, sua conta real não será comprometida.

Os cartões virtuais oferecem muito mais flexibilidade. Você pode criar  números de cartão para diferentes lojas, alterar seu número de cartão em tempo real, definir limites de gastos e até bloquear ou excluir um número de cartão sem que afetar sua conta real. 

Dito isto, os cartões virtuais só podem ser usados ​​para compras online, algumas transações por telefone e (se você adicionar seu cartão virtual ao Apple Pay ou Google Pay) em lojas físicas qualificadas que aceitam essas plataformas de pagamento Apple ou Google. 

O que é um cartão temporário?

Um cartão temporário é gerado sempre que você cria um cartão virtual ou altera o número do cartão virtual que está usando para fazer uma compra. É o número do cartão que um comerciante vê quando você conclui uma transação com ele. Esses cartões temporários geralmente duram um curto período — geralmente apenas 24 horas, embora alguns provedores possam manter um cartão temporário por até um ano.

Como requisitar um cartão virtual?

A maioria dos principais emissores de cartões agora oferece algum tipo de cartão virtual. Você precisará ter um cartão físico da empresa de crédito antes de solicitar um cartão virtual. 

Em alguns casos, como em muitos cartões de crédito do Citi , você pode solicitar um cartão virtual acessando sua conta on-line, seja pela Web ou pelo aplicativo do emissor do cartão , e procurando a opção de configuração Cartão de crédito virtual ou Números de cartão virtual. Dependendo do emissor do seu cartão, você poderá gerar um cartão temporário por meio do portal online ou do aplicativo. Em alguns casos, pode ser necessário baixar um aplicativo específico para o cartão de crédito virtual.

Depois que seu cartão virtual for gerado, você poderá modificar algumas configurações, como limite de gastos ou data de validade. Você pode então começar a usar esse número para fazer sua compra online ou pelo aplicativo do cartão.

Um cartão virtual difere de uma carteira digital?

Sim. Uma carteira digital funciona de forma parecida a um cartão virtual, mas existem algumas diferenças notáveis. Carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay armazenam uma versão digital do seu cartão de crédito ou débito físico, com os números exatos do cartão. 

Como no cartão virtual, a maioria das carteiras digitais gerará um número temporário quando você fizer uma compra, garantindo que o número real nunca seja realmente exposto a um comerciante. No entanto, carteiras digitais não são aceitas em qualquer lugar. O cartão virtual pode ser usado para todas as compras online, que aceitam cartões de crédito, os digitais só podem ser usados em varejistas participantes, seja online ou na loja. 

Quais provedores oferecem cartões virtuais?

Os primeiros aqui no Brasil, foram o Banco do Brasil e em seguida a Caixa Econômica Federal, agora Itaú e Santander também já oferecem esse produto. As instituições também possibilitaram a emissão através de seus próprios sites e aplicativos diretamente no celular, agora os clientes não precisam ir até à agência para pedi-lo. 

Pelo mundo, Citi, American Express, Capital One, Visa, MasterCard e outros grandes emissores de cartões, suportam a capacidade de gerar cartões virtuais, seja diretamente através do cartão ou através de um aplicativo separado, ou ainda uma extensão do navegador. Entre em contato com o provedor do cartão ou consulte as configurações, para saber como configurar um cartão virtual ou carteira digital.

Os cartões virtuais são mais seguros?

Os cartões virtuais fornecem uma camada adicional de segurança, ao mascarar o número do cartão físico com um número de conta temporário. Isso diminui a chance de suas informações reais do cartão, serem expostas em uma violação. 

Os cartões virtuais não são à prova de fraude, no entanto. Um hacker poderia, teoricamente, obter acesso a um número de cartão temporário que ainda está ativo e concluir uma transação. Os emissores de cartões estendem a mesma proteção contra fraudes aos cartões virtuais e aos físicos, portanto, você deve estar coberto em caso de qualquer atividade fraudulenta. 

Se você suspeitar de cobranças fraudulentas, será necessário contestar a cobrança normalmente. No entanto, você não precisará alterar o número da sua conta, pois ela não será exposta. Em vez disso, você precisará fechar o número do cartão temporário e gerar um novo. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *