Os cartões consignados são aliados importantíssimos para aposentados, servidores públicos e pensionistas.
O que não é do conhecimento de todos, entretanto, é exatamente como funcionam e quais são os requisitos principais para efetuar a solicitação e o saque do cartão de crédito complementares dos seus cartões consignados, essa função pode ajudar e muito a desafogar seus orçamentos e ainda ajudar a preencher eventuais planos de gastos.
Veja como funciona o saque do cartão de crédito consignado
Esse saque do cartão de crédito complementar possibilita que os titulares dos cartões tenham uma maior comodidade na hora da utilização dos limites das contas atreladas, porém, funcionam de formas distintas quando comparados aos cartões de créditos tradicionais, logo, é extremamente importante prestar atenção a todas as regras para o uso, bem como as formas corretas de efetuar a solicitação deste saldo.
Se você tem dúvidas sobre como fazer os saques dos seus cartões consignados e como utilizá-los, este artigo é justamente para sanar qualquer dúvida que você tenha, vamos às principais informações.
O que são os saques complementares
O saque do cartão de crédito complementar do seu cartão consignado Na verdade são recursos que permitem os saques de parte dos limites disponíveis para um eventual imprevisto ou uma possível compra, o que significa que eles funcionam em duas frentes, uma delas é a maneira tradicional, para utilizar como limite de crédito, exatamente como um cartão de crédito comum, e a outra forma é justamente para que você possa antecipar um valor como um empréstimo.
Os valores de adiantamento e desconto dos limites totais de sua fatura poderão ser utilizados para qualquer finalidade, os cálculos dos limites dos cartões consignados são feitos com base nos valores dos salários ou das aposentadorias dos beneficiários, como já vem acontecendo em muitos outros serviços desse tipo.
Em muitos casos, a depender do score dos titulares, os limites disponíveis para saque do cartão de crédito, poderão chegar a até 99% de seus totais, os percentuais variam de acordo com o banco e estão sujeitos a análises prévias.
Como funcionam os saques complementares dos cartões consignados
Se compararmos os cartões de créditos tradicionais, os cartões consignados se
diferenciam justamente na hora de efetuar o seu saque, é exatamente por isso se vocês estão pensando em utilizar esses recursos, deverão verificar como esses limites são liberados.
Diferentes dos saques emergenciais, o saque do cartão de crédito complementar dos cartões consignados são feitos com base nas rendas mensais e poderão ser utilizados até por quem está negativado.
Limites para saque do cartão de crédito
Os limites de crédito são divididos entre as funções de crédito e os totais liberados pelas agências bancárias. A medida em que as faturas forem sendo pagas, os limites são liberados novamente e assim sucessivamente.
As parcelas dos saques consignados serão abatidas mensalmente das faturas dos cartões, sem que haja necessidades de análises prévias, isso se deve ao fato de que o titular tem uma conta em associação, que poderá ser utilizada justamente para o abatimento dos gastos.
Os descontos, entretanto, serão limitados a 5% das margens consignadas, algumas instituições financeiras poderão fazer a oferta de imagens adicionais. Como efetuar a solicitação de saques complementares.
Agora que sabemos exatamente como funciona um saque do cartão de crédito complementar dos cartões consignados, você deve estar com dúvidas com relação às solicitações e adiantamentos, liberados para pensionistas do INSS e para aposentados, os saques poderão ser solicitados diretamente para os bancos correspondentes aos cartões e costumam ser liberados de formas automáticas na grande maioria de seus casos.
O saque do cartão de crédito ou transferências de limites desejados não necessitam do uso dos cartões e poderão ser feitos através das agências bancárias ou mesmo através da internet, para que você possa utilizar esses recursos, basta apenas apresentar os dados do seu cartão e digitar sua senha em um caixa eletrônico ou no seu Internet Banking, os valores poderão ser sacados ou transferidos para as contas titulares diretamente.
Para você que tem interesse no saque do cartão de crédito e ainda não possui um cartão de crédito consignado, vamos mostrar abaixo quais procedimentos deverão ser seguidos para solicitar os seus cartões de crédito consignados.
Os cartões de crédito consignado são muito parecidos com cartões de créditos convencionais, porém, são exclusivos para aqueles que podem pegar um empréstimo consignado, logo estão disponíveis para os aposentados e pensionistas do INSS e para servidores públicos federais ou estaduais
As principais diferenças entre eles são justamente as formas de pagamento, as cobranças não vem por meio de um boleto para que você efetue os pagamentos, os valores são descontados automaticamente de uma conta no dia da data dos vencimentos. Além de não poderem ser atrasados, você também não poderá optar por pagar um valor mínimo de parcelas da sua fatura os débitos são feitos integralmente.
Isso quer dizer que as taxas de juros deste cartão são muito mais baixas comparadas às de um cartão convencional. Os cartões de crédito consignados poderão ser obtidos diretamente com os bancos no qual a pessoa possui uma conta. Poderão haver pequenas variações entre essas instituições, mas no geral, são necessários levar apenas os seguintes documentos: RG, CPF, um comprovante de endereço e um comprovante de recebimento do benefício obtido no site do INSS.
Como os cartões de crédito consignados funcionam
Os cartões de crédito consignados são oferecidos para aposentados, pensionistas e servidores públicos, além também, de trabalhadores de algumas empresas privadas e para militares das nossas forças armadas. Com regras garantidas por lei, os cartões consignados poderão utilizar limites de até 35% de sua renda mensal. Já nas modalidades de empréstimos os valores reduzem para 30%.
No entanto também será possível combinar as utilizações dos empréstimos com cartões consignados, sendo 30% do salários para os primeiros e 5% para o segundo, enquanto que os cheques especiais e cartões de créditos comuns possuem taxas maiores que 20% ao mês, em vários casos os cartões de crédito consignados possuem taxas mensais de 3,5 ao mês, em média nos casos dos aposentados e de pensionistas do INSS as taxas nominais reguladas pelo teto são de 3% ao mês.
Já os limites de créditos consignados dependerão dos valores dos salários ou benefícios, os valores das parcelas irão depender também dos valores gastos e dos prazos escolhidos para efetuar os pagamentos, os limites dos cartões de crédito consignados são em média de 25 a 27 vezes maiores do que os valores de margens consignáveis.
O que quer dizer que mesmo, que as pessoas tenham rendas garantidas no fim do mês e o banco possuir a certeza do recebimento das parcelas, ele irá avaliar os históricos financeiros dos clientes e toda ou qualquer condição para efetuar a liberação dos valores requeridos, logo, que esses limites são aprovados os valores vão cair na conta em até 24 horas, possuindo uma variação segundo cada uma das instituições do país.
Quais são os tipos de operações para os cartões consignados?
Quando efetuar a contratação de um cartão consignado, você terá duas opções para a escolha: cartões consignados com saque onde o solicitante poderá realizar saques de parte de seu limite de seus cartões e poderão utilizar os excedentes dos limites de crédito para compras os valores de saque serão liberados diretamente em suas contas, e os cartões consignados sem opção de saque onde os solicitantes poderão utilizar todo o limite de crédito apenas para efetuar compras com o cartão.