Por que o inss está demorando para liberar o empréstimo? Vamos descobrir aqui quanto tempo o INSS leva para fazer as averbações de crédito e entender como funcionam os procedimentos de validação dos empréstimos acompanhe.
Um dos grandes anseios e necessidades dos beneficiários da Previdência Social no país está em saber quanto tempo leva o INSS para fazer a averbação de empréstimos consignados que já podem estar na fase de contratação de crédito com descontos nas folhas de pagamento.
Principalmente porque esta etapa é fundamental para as liberações dos contratos e finalmente o depósito de valores, se você está nessa situação e quer saber por que o inss está demorando para liberar o empréstimo, vamos dar sequência a leitura para que entendamos o que significam, como funcionam e quanto tempo irá levar para que o INSS faça averbação do seu crédito consignado.
Antes de entendermos o tempo que leva precisamos entender o que são as averbações de empréstimo consignado.
Por que o inss está demorando para liberar o empréstimo?
Os empréstimos consignados são uma modalidade de crédito em que os pagamentos de parcelas são efetuados através de descontos nas folhas de pagamento dos beneficiários, seja de seu salário ou dos benefícios previdenciários, tais métodos diminuem as chances de possíveis inadimplências e, por consequência, podem implicar nas quedas de juros de operações, visto que no setor financeiro as taxas de juros cobradas são proporcionais aos riscos de falhas nos pagamentos.
Dado isso, uma das principais etapas durante o processo de contratações do crédito consignado é exatamente a autorização dos órgãos responsáveis pelos pagamentos do cliente, para que os descontos em folha sejam efetuados, tais procedimentos são conhecidos como averbações, pensando na situação dos aposentados e pensionistas do órgão INSS, o responsável por essas averbações do empréstimo consignado é o próprio órgão Previdenciário o INSS.
Sem as autorizações do órgão, não será possível dar sequência a essas contratações visto que as instituições financeiras ficarão impossibilitadas de receber os pagamentos das parcelas de crédito.
Como são feitas as averbações do crédito consignado pelo INSS
Tais averbações do crédito consignado do INSS são feitas de forma online, para que elas aconteçam, as instituições financeiras deverão ter convênios com o órgão, assim que estas solicitações chegam ao órgão INSS, o órgão Dataprev, que se trata de uma empresa pública com responsabilidade pela base de dados sociais do INSS, irá confirmar se determinada pessoa que tenha pretensão de fazer o contrato do crédito consignado, é ou não beneficiário do órgão, e na sequência fará análise dos dados para, só a partir daí, fazer a liberação ou não das reservas das parcelas referente a tais empréstimos.
Quanto tempo leva para que o órgão INSS faça as averbações de empréstimo consignado
A partir do momento que o procedimento passa a ser feito de maneira digital os resultados das averbações ficam disponíveis em no máximo 24 horas, exceto para os períodos de maciça do INSS.
As maciças são períodos em que a Dataprev utiliza para reunir e levantar os dados referentes aos possíveis benefícios a serem cessados, mantidos e ou atualizados, é justamente com base nestas informações que a Dataprev fará os possíveis cálculos dos pagamentos dos meses seguintes. o que leva muitos a se perguntar novamente: por que o inss está demorando para liberar o empréstimo?
Com o objetivo de evitar possíveis inconsistências dos dados e ou informações referentes aos pagamentos, o INSS pode deixar outras atividades em segundo plano nesse período de maciça, como as averbações de empréstimos, as maciças ocorrem mês a mês e duram em média algo em torno de 5 dias, o que significa que durante tais períodos, as averbações poderão levar um pouco mais do que cinco dias para ficarem disponíveis.
Essas regras são válidas em todas as instituições financeiras e também em correspondentes bancários, o INSS tem por costume fazer a divulgação de seus calendários anuais com as datas em que as maciças ocorrem para que as instituições financeiras e o seu segurados possam ficar informados.
Confirmação de averbações
Por que o inss está demorando? para liberar o empréstimo às instituições financeiras nas quais as contratações estão em andamento terão acesso aos status das averbações, e assim que os resultados estiverem disponíveis, elas deverão fazer o repasse dessas informações aos consumidores finais, porém, é o que pode gerar demora nas averbações do INSS referentes ao crédito consignado e a possíveis empréstimos. Ter a ciência de quanto tempo o INSS irá levar para fazer essas averbações, não é necessariamente a informação referente aos prazos exatos dos processos de averbações.
Isso significa que além dos períodos das maciças, outros fatores também poderão influenciar para que o tempo em que o INSS fará as averbações de empréstimo consignado, por que o INSS está demorando para liberar o empréstimo? é justamente oque passa na nossa cabeça nesse momento. Logo, há o aumento relativo, em alguns casos, por exemplo de divergências nos dados pessoais, divergência nos dados bancários dos tomadores, são características que influenciam nessa demora também falhas no sistemas do INSS ou aumentos nas filas de espera do órgão.
Se os problemas enfrentados estiverem relacionados às informações prestadas pelo contribuinte, os contratos voltarão para as instituições financeiras, que tomarão as devidas providências e entrarão em contato com os clientes para fazer as devidas correções, nos demais casos os consumidores só precisarão aguardar que entre em contato com eles.
Por que os empréstimos consignados não são depositados diretamente na conta após as averbações?
As averbações dos empréstimos consignados são apenas uma das etapas do contrato de um empréstimo consignado. Mas infelizmente não é a última ou a única etapa, a partir do momento em que o órgão INSS faz as devidas averbações, os bancos farão análise interna para dar a chamada palavra final, sobre esses contratos mesmo com as autorizações do órgão, as instituições financeiras poderão se recusar a fazer o empréstimo por diferentes razões apresentadas, tais como restrições internas ou reprovações no setor antifraude.
O que significa que os empréstimos consignados não são depositados imediatamente após as averbações, levando a muitos a pensar: por que o inss está demorando para liberar o empréstimo? Os depósitos somente serão feitos após as autorizações devidas do órgão pagador, o banco no caso, então, após essa autorização é que o dinheiro poderá ser depositado na conta do cliente.
Vale ressaltar aqui que a recusa por parte do INSS também poderá ocorrer devido às informações incorretas, documentações faltantes ou informações irregulares, os contratos recusados pelo INSS ainda poderão ser também submetidos a novas análises, passar por reformulações ou até mesmo ser cancelados diante de possíveis negativas do INSS, os clientes poderão consultar as instituições financeiras para fazer as verificações alternativas disponíveis.
O que os solicitantes poderão fazer para que possam agilizar as averbações do INSS
Apesar das averbações não estarem sobre o controle ou observação dos tomadores de empréstimo do banco, ainda assim é possível prever certas situações que poderiam a carregar nas negativas do órgão INSS, e dessa maneira precaver-se das demoras e não precisar se perguntar: por que o inss está demorando para liberar o empréstimo? tais como:
- Manter seus dados cadastrais e dados bancários sempre atualizados junto ao órgão INSS;
- Fazer a verificação se os seus benefícios estão desbloqueados para empréstimos consignados na plataforma online do INSS;
- Fazer a checagem de margens consignáveis Livres também disponível pela plataforma meu INSS;
- Fazer a certificação de que os benefícios requeridos em questão são consignados, ou seja, que permitem contratar empréstimos consignados.
Por que o inss está demorando para liberar o empréstimo? Além das averbações com o órgão INSS, uma das muitas formas de garantir rapidez de acesso ao seu crédito é também optar pelos empréstimos consignados online como a, muitas empresas fazem esse tipo de oferta hoje em dia como a Viscoa Brasil, de fácil acesso aos consumidores, com essa ferramenta os aposentados e pensionistas poderão comparar diversas ofertas utilizando apenas seu celulares, tablets ou computadores para envio de documentação e assim, até assinar contratos, tudo de maneira online e com extrema segurança garantida por esses órgãos, assim você não precisará se perguntar tantas vezes o por que do inss está demorando para liberar o empréstimo…