Se isso aconteceu com você, muito provavelmente o seu benefício não foi pago, por suspensão do benefício ou algum erro no sistema do INSS, o erro provável.
Ao tentar fazer o saque do benefício, muitas vezes o segurado do INSS inesperadamente, não consegue sacar seu dinheiro porque realmente não há valor a ser retirado. Os motivos para o benefício não ter sido depositado, são mais vários que você pode imaginar. Vão desde o cancelamento do benefício, é o caso mais grave, mas pode ser o mais simples, ou seja, um erro no próprio sistema do INSS (sendo o erro mais comum).
Aconselhamos que você não entre em desespero, supondo que ocorreu o pior. Primeiramente confira a data correta que você recebe o benefício. Lembramos que o cronograma completo de pagamento para aposentados e pensionistas, sempre é disponibilizado pelo Governo Federal.
Se você puder e tiver condições, acesse o site Meu INSS ou pelo através do aplicativo, você poderá verificar essa situação, se o seu benefício está: ativo, cancelado ou suspenso. Com essas opções de consulta, você poderá verificar se sua aposentadoria, auxílio ou pensão consta como ativa, será um problema fácil de resolver, porque é um erro do sistema.
É simples, você deve entrar em contato ligando no 135, é a Central de atendimento.
Veja em seguida e confira:
Como realizar a consulta do benefício
A data apropriada para o pagamento do benefício do INSS
Solicitação do depósito não recebido, ao órgão
Como você deverá consultar o benefício pelo site Meu INSS
Se o dinheiro não foi depositado na sua conta, mesmo tendo passado a data de recebimento, determinada pelo órgão, você poderá verificar qual a posição do benefício através de uma ligação para o 135, ou pela internet na plataforma Meu INSS. No caso de poder consultar pela internet, prossiga da seguinte forma:
Basta acessar o site “Meu INSS”, se possuir o usuário e senha. Se nunca acessou o site, terá que efetuar seu cadastro. A outra opção é acessar através do aplicativo, disponível nas plataformas.
Acesse o menu, e selecione a opção “meus benefícios”
Em seguida, será viável checar sua situação.
Após concluir, selecione o requerimento encaminhado ao INSS
Há a opção de fazer a consulta e enviar o extrato de pagamento do INSS. Siga essas instruções, uma a uma logo abaixo:
Acesse “Meu INSS”;
Escolha em “Do que você precisa?”;
Na barra de pesquisa, é só digitar “Extrato de Pagamento de Benefício”;
Encontre o ícone de lápis e clique:
Selecione quais meses que você deseja, para que saim no extrato. Pronto, o arquivo em formato PDF, estará pronto para ser baixado. Após visualizar o extrato com os pagamentos realizados, se você preferir ainda poderá imprimi-lo.
Lembramos que após toda análise minuciosa do INSS, o seu benefício pode estar em análise ou realmente ter sido cancelado. Se isso ocorreu recentemente, você será notificado através do correio, se há alguma revisão ou mesmo algum erro.
Calendário de pagamentos do INSS
Frisamos que o governo federal previamente, dividiu os assistidos em dois grupos por isso, definiu dois calendários: o primeiro é para quem recebe o equivalente ao valor de um salário mínimo, e o segundo para aqueles que o valor está acima do piso nacional. Verifique agora:
Cronograma para quem recebe o valor de um salário mínimo.
N.º final do NIS Data de pagamento:
1 – 24 de setembro
2 – 27 de setembro
3 – 28 de setembro
4 – 29 de setembro
5 – 30 de setembro
6 – 1.º de outubro
7 – 4 de outubro
8 – 5 de outubro
9 – 6 de outubro
0 – 7 de outubro
Cronograma para quem recebe o valor mais de um salário mínimo
N.º final do NIS Data de pagamento:
1 e 6 – 1.º de outubro
2 e 7 – 4 de outubro
3 e 8 – 5 de outubro
4 e 9 – 6 de outubro
5 e 0 – 7 de outubro
Como solicitar o pagamento não recebido
Depois da informação, do não pagamento do benefício, será possível requisitar o justo pagamento pela plataforma do “Meu INSS”. Veja como:
No aplicativo ou site, acesse: “Meu INSS”;
Escolha a opção: “Agendamentos e solicitações”;
Siga para: “novo requerimento”;
Na barra de busca, digite: “Solicitar pagamento de benefício não recebido”
Depois disso, é só você informar seus dados pessoais, ou se for o caso, atualizá-los;
Em seguida clique em “avançar”.
Você será informado pelo sistema, sobre o prazo que o INSS terá para enviar a sua resposta. Com isso você terá a possibilidade de acompanhar sua solicitação, escolhendo a opção: “Atendimento/solicitações”.
No caso de você ter ficado em dúvida, leia e releia para realizar os passos que descrevemos detalhadamente. Dica: busque entender tudo, para não deixar de usufruir dos seus direitos da previdência social.